terça-feira, 31 de maio de 2011

Pesquisa na Web

Devido ao sucesso obtido pelo texto me vi impelido a publicá-lo. Talvez tenha sido o texto mais trabalhado até agora, pois tive que, realmente, pesquisar para escrevê-lo:
                                                            Pesquisa na Web
As buscas para obtenção de informação na Web utilizam ferramentas, ou pelo menos, princípios, que, há cerca de duas décadas, já eram utilizados na relação mantida entre o usuário de computador e o antigo sistema operacional DOS. A interface então era uma linha de comando, ou prompt, em que se digitavam determinadas palavras-chaves destinadas a mudar os parâmetros do computador ou realizar operações em listas de dados, etc.
Era necessário, ainda, o uso de algumas máscaras e/ou símbolos aglutinadores, iguais aos ensinados neste Curso, para agilizar as buscas no Google. Com certeza, quem teve esta experiência, ou trabalha com SQL (Structured Query Language), uma linguagem para busca estruturada de dados, terá uma facilidade maior na obtenção de resultados da pesquisa.
O Google sempre apresenta novidades e não foi diferente desta vez. Ao abri-lo, de imediato é apresentada uma novidade na busca de imagem: uma nova forma de classificação – o que facilita muito a empreitada.
A comprovação do efeito do emprego das aspas vê-se, por exemplo, quando colocamos a frase “Educação à distância, autonomia do aluno”, assim entre aspas, e não se obtém nenhum resultado, em comparação com a mesma frase, sem aspas, em que obtivemos 74.700 resultados.
A utilização dos caracteres (*.), entre parêntesis, seguidos de pdf, doc ou qualquer outro tipo, permite que só se busque arquivos daquele determinado tipo. A busca por formação continuada*.pdf, sem aspas, alcançou 29.900.000 de resultados.
Dessa forma resolvemos todos os exercícios desta tarefa, sem complicações, e, quando da exploração da busca avançada, verificamos a possibilidade de expansão e aumento da complexidade na combinação dos parâmetros de uma pesquisa.
Com a utilização dos recursos ensinados, a possibilidade de sucesso em uma busca aumenta vertiginosamente. Obviamente, a variação de formatos e o uso da criatividade aceleram este processo. Também a intuição, aliada à experiência, permitem que o aluno se transforme em um verdadeiro expert em pesquisas na Web.
Guilherme Ignácio de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário